Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Israel pressiona Gaza por terra, França busca trégua

GAZA (Reuters) - Pelo menos três crianças estavam entre os mais de dez civis mortos na segunda-feira, enquanto tropas israelenses pressionavam em sua ofensiva terrestre contra os militantes do Hamas em meio aos esforços diplomáticos da França para conseguir um cessar-fogo.

Entre os mortos estão três crianças da mesma família, além da mãe delas. Eles morreram quando um tiro de tanque atingiu a casa deles na Cidade de Gaza, disseram médicos palestinos. Sete membros de uma outra família foram mortos em uma explosão em um campo de refugiados próximo.

O Exército israelense disse que "dezenas" de combatentes islâmicos foram mortos desde que as tropas iniciaram operações terrestres no sábado, na tentativa de Israel de impedir o lançamento de foguetes palestinos contra o sul do Estado judeu.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, deve chegar à região na segunda-feira, numa nova investida diplomática por uma trégua. Israel tem resistido a essa idéia.

Uma autoridade do Hamas disse que uma delegação do grupo islâmico viajará para negociações no Egito, que também lançou contatos por um cessar-fogo para pôr fim a ofensiva israelense que já dura 10 dias.

Israel iniciou os ataques com bombardeios aéreos em 27 de dezembro para pôr fim aos ataques com foguetes vindos de Gaza, antes de uma eleição nacional em Israel, marcada para o mês que vem.

Pelo menos 524 palestinos foram mortos, ao menos 25 por cento deles civis, segundo uma agência da Organização das Nações Unidas. Quarenta e duas pessoas, a maioria civis, foram mortas somente no domingo, segundo uma autoridade médica.

Quatro israelenses foram mortos em ataques com foguetes e morteiros lançados contra Israel desde o início da ofensiva e um soldado israelense foi morto em combate no domingo, e 48 ficaram feridos após Israel expandir suas operações por terra.

Os avanços israelenses em Gaza dividiram a região costeira em duas áreas e as forças do país também cercaram a principal concentração urbana da região, a Cidade de Gaza.


Nenhum comentário:

Arquivos do Blog!

O que acha do Blog?

NaMosca ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO