Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Obama anuncia Hillary secretária de Estado nesta segunda-feira

WASHINGTON - O presidente eleito dos EUA Barack Obama anuncia oficialmente, nesta segunda-feira, a nomeação da senadora Hillary Clinton como futura secretária de Estado, chefe da diplomacia dos Estados Unidos. Como mostra reportagem do Globo, no domingo, Hillary estava a caminho de Chicago para aparecer ao lado do homem que a venceu na disputa interna do Partido Democrata.



Para que Hillary seja anunciada secretária de Estado dos EUA, o ex-presidente Bill Clinton aceitou todas as condições elaboradas pela equipe de Obama, a fim de que não haja controvérsia em torno da nomeação de sua mulher.

Entre as condições está a divulgação da lista de doadores de sua fundação William J. Clinton, que promove o combate a doenças, pobreza e mudanças climáticas. Ele se comprometeu também a não realizar mais encontros anuais da fundação fora dos EUA, e a não aceitar contribuições de governos estrangeiros. O ex-presidente concordou ainda em submeter seus negócios e discursos à avaliação de oficiais de ética do Departamento de Estado e, se necessário, à avaliação da Casa Branca.


Completando a equipe

Além da nomeação de Hillary, Obama planeja anunciar a manutenção do atual secretário de Defesa, Robert Gates, que está à frente do Pentágono há dois anos, e a indicação do general reformado James Jones, ex-comandante da Marinha, como seu conselheiro para Segurança Nacional. Atual governadora do Arizona, a democrata Janet Napolitano deve ser confirmada como secretária de Segurança Interna, cargo criado depois dos atentados de 11 de Setembro.

Fechando a equipe, Obama vai nomear o ex-vice-procurador-geral da República Eric Holder Jr. para o Departamento de Justiça.

Leia também:

Irã diz que conversa com Obama seria bem-vinda




Nenhum comentário:

Arquivos do Blog!

O que acha do Blog?

NaMosca ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO